Morte, o grande momento da criação de personagens

Os grilos enchiam o campo de sons naquela noite fria. O grupo se reuniu em pouco tempo do horário combinado bem próximo àquelas formações rochosas que acreditavam estar ali dispostas pela natureza para canalizar as energias da terra. Quando todos finalmente chegaram, o líder espiritual ordenou que se formasse um círculo e então, quando todos estavam prontos e sem dizer uma única palavra, distribuiu a cada um adagas de laminas tortuosas. Ao entregar a ultima proclamou em alto tom “Irmãos, finalmente é chegada a hora. Hoje nossas vidas valerão a pena. Hoje é o inicio da eternidade!”

Morte+O+Grande+Momento+da+VidaCom a aproximação do lançamento de Geist, estive pensando a respeito da relação que há entre os personagens de RPG e a morte. Existe uma vertente da filosofia chamada “existencialista” que se ocupa em teorizar sobre como o homem encara a vida diante da certeza da morte. Esse pensamento é uma das muitas preocupações que já passaram pela mente de qualquer pessoa, e a maneira como ela enxerga a morte é um fator crucial para seu modo de vida e personalidade. Portanto quando criamos nossos personagens, um ponto que nos ajuda a obter maior profundidade e lhe dar uma personalidade mais verossímil (e consequentemente mais imersão na hora do jogo) é definir o que ele acredita ser “a morte”, e mais ainda, se existe algo depois dela.

adrenalina-ana-karina-pqd-8-ll-foto-de-paulo-guerreiroCARPE DIEM: Personagens que tem tendências mais materialistas, acreditam que a morte é o ponto final e depois dela não existe mais nada, costumam adotar uma postura mais ativa, inconsequente e muitas vezes imoral, na certeza de que se não aproveitarem a vida antes da morte não terão uma nova chance de viver. Em geral são pessoas que dão muito mais valor a própria vida, e que evitam situações de risco. Vale lembrar que “aproveitar a vida” pode ter conotações muito diferentes para cada indivíduo, alguém que segue as regras da sociedade para não ser preso e passar a vida na prisão pode estar agindo para manter seu modo Carpe Diem de viver.

dantes-inferno-2JULGAMENTO: Alguns personagens acreditam que o momento da morte é quando são julgados por todos os atos de sua vida e a partir desse julgo que se define como vão passar o resto da eternidade. Normalmente são pessoas que passam a vida seguindo um código de conduta condizente com sua religião, para que após sua morte, possam ser julgados de maneira positiva, e assim colher os frutos de seus esforços. Muitas vezes preferem sacrificar sua vida “passageira” por uma eternidade de bem estar, vivendo muitas vezes sob limitações auto-impostas.

SÓ MAIS UMA: Existe também os personagens que acreditam que vão viver, morrer, nascer de novo, morrer de novo, e assim sucessivamente (reencarnação). Pode ser por um número limitado de vezes ou infinitamente, esses personagens crêem em uma segunda chance de vivenciar sua existência. Alguns deles acham que sempre será de modo semelhante ao que já viveram, outros que podem voltar das mais diversas formas, mas todos tem em comum o pensamento de que, dependendo do que façam de errado nesta vida, eles terão a oportunidade de concertar futuramente. Normalmente adotam uma postura bem menos temerosa diante da morte, assim como tendem a superar mais facilmente a perda de um ente querido. Pode parecer que pessoas que pensam assim acabariam a vida fazendo bobagens despreocupadamente, mas em contrapartida  sabem que vão sempre colher amanhã o que plantaram hoje.

eABSTRAÇÃO: Já algumas pessoas acreditam que a morte é uma transformação completa do ser, e que independente do que se faça em vida, todos iremos nos tornar uma grande forma de energia abstrata e nos mesclar com o ambiente, perdendo a individualidade do ser. Apesar de certa forma abrir espaço atos imorais sem uma “punição” adequada, grande parte das pessoas que seguem esta crença não são aproveitadores inconsequentes, mas sim espiritualistas que tentam proteger o ambiente em que vivem sabendo que é para onde vão quando a morte chegar.

NOVA REALIDADE: Para estas pessoas quando chega o instante da morte, sua consciência individual é transportada para uma nova realidade completamente diferente e desconhecida. Algumas delas acreditam que a nova realidade manterá suas memórias e vivências, outras que tudo será apagado e terão uma existência completamente nova. Em ambos os casos, seus feitos em vida tem pouca ou nenhuma importância para seu futuro, o que torna sua vida mais livre para infringir as regras da sociedade em que vive sem se preocupar em sofrer consequencias disso após o momento da morte.

SONHO ETERNO: Algumas pessoas acham que após a morte entrarão em um estado de sonho infinito, o que acaba sendo bem semelhante ao tópico anterior, “nova realidade”.

É também interessante ressaltar que personagens mais jovens tendem a não se importar tanto em pensar sobre esse assunto, diferente de personagens mais velhos ou que tenham ocupações de risco, ou ainda que tenham passado perto das garras da morte.
Culturas em que a ressurreição é uma constante com certeza vão trata-la de uma forma bem menos preocupadas do que onde a morte é uma viagem só de ida, e isso com certeza refletirá nas crenças e modo de vida dos personagens. Mas isso é assunto para um próximo post.

Abraços!

Anúncios

4 Responses to “Morte, o grande momento da criação de personagens”


  1. 1 giulius 04/08/2009 às 11:16 pm

    interessante esse post…
    não só pelo rpg, mas vc também conseguiu mostra como muitas pessoas seguem a vida…


  1. 1 Democratizando o “G” do seu “RPG” « Atributo RPG Trackback em 24/09/2009 às 12:51 pm
  2. 2 Iniciativa 4E #20 – Morte | Rolando 20 - DnD 4ª edição Trackback em 26/10/2009 às 5:04 pm
  3. 3 Atributo RPG Trackback em 10/12/2009 às 12:30 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: