Continuem discutindo! Pathfinder vs. D&D4!

A pouco tempo foi divulgada uma carta da Paizo (veja aqui em português) a respeito de que os RPGistas deveriam parar de discutir sobre as versões de D&D, sendo aconselhando cada um ir para o seu canto e jogar o RPG que melhor lhe convir.

Primeiramente, não preciso falar que isso é uma jogada de marketing da Paizo (qual outro propósito teria um comunicado desse?) para divulgar e igualar o Pathfinder ao status do D&D4. Segundo que essa é a conversinha mais manjada do mundo. Por favor! Qualquer RPGista com meio ponto em inteligência sabe que quem gosta de um vai jogar com um, e quem gosta do outro vai jogar com o outro! Claro! E pra ser sincero fico bastante desapontado quando vejo posts dizendo “parem de discutir, e vai cada um pra sua casa” e que “não existe melhor, só diferente” e essas coisas que todo mundo já sabe. Pelamordedeus chamem o Capitão Óbvio!

E porque fico desapontado? Por que gosto dessa discussão que “não leva a nada” entre qual o melhor sistema?

Primeiro, por que é uma discussão (e não guerra) que não faz mal a ninguém. Ninguém vai morrer por que outras pessoas não gostam do seu sistema de jogo preferido. É ótimo para perceber que o mundo é cheio de opiniões diferentes, e saber conviver com isso é uma prova de maturidade. E sei que RPGistas são tão maduros quanto qualquer um, nem mais nem menos.

Segundo e mais importante, quando alguém procura expor sua opinião o indivíduo é obrigado a citar fatos, dados e partes do seu sistema preferido que são seus pontos fortes e, em contrapartida, achar falhas no sistema que não gosta. E é ai que nós saímos ganhando! Porque muitas vezes não percebemos quando algo está atrapalhando nossa mesa de jogo até que vem alguém que não gosta do nosso sistema e joga esse defeito do sistema na nossa cara! E só assim podemos MELHORAR os aspectos que muitas vezes nem percebemos que estavam ruins, e tudo isso sem nem mesmo abandonar o sistema em questão. (sistema, sistema, sistema… argh! que repetição!)

Portanto, sempre que surgir uma disputa de “o meu é melhor que o seu” não espere que alguém vai sair vencedor. Até por que se for provado que um é melhor que o outro (o que não vai ser nesse caso) quem sai ganhando na verdade é quem estava errado, por que pra quem estava certo vai ser a mesma coisa, quem estava errado vai sempre aprender algo mais.

RPGistas, vamos sim continuar comparando os sistemas, e enxergando seus prós e contras!

O Pathfinder chegou agora e tenho certeza que terá seus pontos fracos. Quem sabe não podemos incorporar algumas inovações da 4ª edição nele?

Um abraço, e sempre tentem tirar proveito do que parecer inútil!

Anúncios

3 Responses to “Continuem discutindo! Pathfinder vs. D&D4!”


  1. 1 Alexandre Fnord 04/10/2009 às 11:25 pm

    Também gosto da discussão, desde que sadia. O grande problema é que tem gente que não suporta saber que estava errado, e quando um colega desses entra na discussão e começa a ser contrariado por muitos [ou todos] ai a coisa desanda…

    Concordo contigo, que sigam as discussões, mas tem que haver um mínimo de bom senso de todos que participarem dela…

    • 2 ivanprado 13/10/2009 às 7:55 pm

      Com certeza, bom senso é essencial em tudo. Mas devemos saber que haverão aqueles que não tem bom senso, e ignora-los.

  2. 3 IcK 24/10/2009 às 2:01 pm

    E meu voto ira para pathfinder, joguei e narrei D&D, First Quest, AD&D, D&D 3, D&D 3.5… Gosto do sistema, o 4 eu li, nao gostei por tirar do sistema de combate, das duas uma, ou eles ficam extremamente longos e destrutivos no melhor estilo dragon ball, ou ficam sem dificuldade pelos second wind, e outras skills (como muitos disseram, estilo MMORPG).

    Mas D&D 4 a parte, acho o pathfinder melhor ateh mesmo q o D&D 3.5… o pathfinder deu muito mais cor e vida para todas classes!
    Habilidades unicas e traços fantasiosos q deixam vc em duvida com q classe quer jogar!

    Sinceramente, antes, eu soh pegava lvl de fighter, para poder ter logo os requerimentos de uma classe de prestigio, ou uns feats q eu queria para poder usar em outra classe! Ja no pathfinder as habilidades torna o fighter uma classe interessante!

    O Mesmo vale para as classes de magia, as escolas de magia do magos tem maior ultilidade, assim como a linhagem q vc escolhe para um feiticeiro q afeta muito seu personagem, nao apenas nos pontinhos q ganha! Enfim, achei o pathfinder muito mais criativo! E vale tb dar a dica para quem tb gosta do pathfinder, q saiu o suplemento dele “Tome of secrets” com dicas e regras muito legais para narradores q querem mais profundidade!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: