Mistério para jogadores mais inteligentes que você.

O que fazer quando o mistério que propormos na sessão de jogo, que passamos um tempão desenvolvendo, é desvendado em um minuto?

Eu não sei se isso é comum, mas na minha mesa de jogo tenho um jogador  com um raciocínio lógico superior ao meu. Conheço a cara a anos e sei que ele consegue juntar muito bem as pistas e chegar logo a resposta, finalizando rapidamente o que deveria ser “o grande mistério da sessão”.

Portanto vou deixar aqui as dicas de como eu procedo nessa situação, para que minha sessão não perca rapidamente o encanto.

Mas atenção, todos esses passos são preparados ANTES de o jogador descobrir o mistério. Se ele descobrir o que foi planejado, é VITAL que você não mude as coisas propositadamente. Isso é frustrante para o jogador, que tem todo o mérito de ter usado o cérebro ao invés dos punhos. A menos que você queira um bando de roladores de testes em volta da sua mesa.

Primeira dica: essa é a mais básica. Quando for criar um quebra cabeça, tenha como ponto de partida a resposta, a solução. A partir  daí vá desmembrando suas consequencias, e as consequencias das consequencias, até ter fatos suficientes para criar uma trama com várias pequenas dicas, que serão as pistas.

Segunda dica: crie um leque de pistas e dê aos jogadores algumas poucas delas além de uma ou duas pistas FALSAS. Estas pistas vão fazer com que as evidências não se encaixem e que tudo pareça confuso. A medida que a história for transcorrendo libere mais e mais pistas verdadeiras. E no fim, apenas no fim, dê aos jogadores algum fato que DESMINTA a pista falsa. E é ai que as coisas vão fazer sentido e o “grand filnalle” vai acontecer.

Terceira dica: é interessante que alguma dessas pistas falsas tenham vindo de fontes confiáveis, um NPC que realmente acreditava que a pista estava correta. Daí então duas coisas podem ocorrer, os jogadores perceberem que o NPC estava equivocado, ou julgarem que ele tentou lhes sacanear (o que dá muito pano pra manga).

Quarta dica: não libere informação EM OFF. O meta jogo facilita muito a resolução, e de uma maneira cretina. Sempre que alguém lhe perguntar algo fora do rolerplay, forneça apenas informações sensoriais (visão, audição, tato, paladar e olfato). O que sair disso diga apenas “não posso dizer” – nunca diga NÃO a uma pergunta, pois isso é uma maneira bem malandrinha do jogador tentar eliminar algumas incertezas.

Bom essas dicas não servem apenas para jogadores mais espertos que você, mas são universais. Mas e se ficou muito difícil? E se os jogadores não conseguirem seguir a pista? Bom daí vem minha ultima dica: “the show must go on”.

Lembre-se que o RPG não é um jogo onde se vence ou se perde. Não é um video game onde só se passa para próxima fase se completar a anterior. Muitas vezes não desvendar um mistério acaba ficando mais divertido do que soluciona-lo. Por exemplo, se os jogadores não conseguirem descobrir onde está escondida a cura para o vírus que transformará a população da cidade em zumbi, você pode fazer com que os jogadores enfrentem um “survivor horror” juntamente com a responsabilidade de seus atos, e uma futura busca por redenção – o que pode ser muito mais grandioso e interessante!

Espero que seja de alguma ajuda! Um grande abraço!

Anúncios

4 Responses to “Mistério para jogadores mais inteligentes que você.”


  1. 1 Luiz RGF 25/08/2009 às 10:27 pm

    Jogador mais inteligente que o mestre!? Como diria o Padre Quevedo, “isto nom ecxiste!”. Todo mundo sabe que o QI do cidadão cai no mínimo 50 pontos só pelo fato de ele se sentar do lado de lá do escudo do mestre.
    kkkkk

  2. 2 Fox 03/09/2009 às 2:07 pm

    Háh.. na nossa mesa essa questão vem a ser um grande problema mesmo com certeza voltando a jogar com vcs eu precisaria elaborar umas 3x vezes melhor um plot e mesmo assim ainda correndo riscos!

  3. 3 IcK 24/10/2009 às 12:16 pm

    Concordo com o Luiz, quando vc senta do lado de lá do screen, seu QI cai 50 pontos, ou 5 pontos do Gurps, ou 2 bolinhas no WOD, ou nada no D&D, afinal vc ja tirou todos pontos de Int pra jogar em força!

    É engraçado como vc ve os jogadores perdidos com coisas obvias, e depois quando vc vai jogar, vc fica perdido com um misterio q no final vc ve q estava obvio!

    Muitas vezes oq atrapalha eh o G do RPG, vc pensar como pensamento de gamer acaba complicando muito coisas q as vezes, sao simples!

    Agora aprendi como vc faz, nao me pega mais!
    (Mentira, me pega sim ._.)

  4. 4 chuc 24/10/2009 às 2:36 pm

    eu acho que isso é um desabafo do ivan, só pq ele sabe que eu sou o jogador mais inteligente da mesa. :x
    isaudhisauh


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: