Drama para melhorar seu jogo!

Não, não vou falar sobre tragédia! Nada de casais que morrem por causa da rixa de suas famílias, ou vilas elficas dizimadas. Vou falar sobre Drama e como ele pode enriquecer muito qualquer mesa de jogo. E principalmente, como pode ser muito divertido para o mestre!

Ao contrário do que muita gente pensa, drama não é coisa de emo, isso por que drama não é sinônimo de tristeza, e pode ser encontrado em muitos lugares, incluindo filmes de comédia. Mas não vamos nos apegar a definição do dicionário sobre Drama, e sim nos ater ao seu uso prático no RPG.

Normalmente os RPGs mais clássicos tinham uma tendência a facilitar as escolhas dos heróis, pois se baseavam muito na premissa do bem contra o mal. Quando surgia um problema, a necessidade era de resolve-lo. Quando surgia um inimigo, era necessário derrota-lo. Isso pode ser bacana no começo, mas acaba limitando o RPG a “resolver quests”, e sabemos que o nosso hobby é muito mais que isso.

E o que fazer para aprofundar mais o jogo? A minha dica é: escolhas difíceis.

Quando se tem um problema onde não existe uma solução objetiva. Quando as opções te levam para dois caminhos incertos. Quando a única coisa que diferencia uma decisão da outra é pura e simplesmente crenças pessoais, ai sim temos o drama.

Exemplo prático de minha mesa: Na ultima história o personagem fotografo investigava um culto satânico quando teve sua mãe morta, neste mesmo dia (a noite) ele impediu a tentativa do culto de invocar um demônio. Os satanistas fugiram. No outro dia haveria o enterro de sua mãe, mas ele sabia que se fosse no enterro PODERIA atrair seus inimigos para cima de seus avós (que foram seus pais de criação) e que o mais certo era passar um tempo fora da cidade até que as coisas esfriassem um pouco. A decisão poderia ser mais fácil nesse ponto mas ai que a coisa se complicou, pois seu avô, que o personagem tinha muito carinho, estava muito decepcionado com as atitudes que o jovem vinha tendo e disse que, se ele não comparecesse ao funeral, nunca mais olhasse na sua cara. Pronto! E agora? Ele se arrisca e vai no funeral, mesmo sabendo que PODE SER que os satanistas apareçam por lá, ou fere profundamente os sentimentos da única família que lhe restou PODENDO nunca mais ser perdoado por isso?

A incerteza é fator fundamental na aplicação do drama, pois tira um pouco o espaço da “razão” e deixa espaço para “emoção”, que é o ponto chave para se envolver com seu personagem. Além disso, para o mestre é muito recompensador ver que seu cenário tem um impacto real nos jogadores.

Entretanto, tenha cuidado em não simplesmente frustrar o jogadores. Mostre que realmente não existia um caminho certo ou errado, e que decisões como essas são formas de “crescer”  o personagem. As vezes dar um pouco de XP ajuda a mostrar que o personagem está aprendendo com a vida (mas não faça isso a menos que seja realmente necessário).

Existem sistemas de RPG que dão maior importância ao drama do que outros, mas não há duvidas que injetar drama nas sessões da jogo não é apenas muito divertido, como confere aos jogadores tanto uma certeza que seus atos tem significado real para o jogo, quanto uma maior imersão no personagem.

Um abraço!

Anúncios

1 Response to “Drama para melhorar seu jogo!”


  1. 1 IcK 24/10/2009 às 1:49 pm

    Vou tentar nao fazer um post gigante dessa vez, mas vou deixar exemplo de uma quest MUITO boa q fiz no jogo de computador “Fallout 3”

    O negocio eh o seguinte, no mundo devastado e arido existe um oasis, um grupo de druidas cuida desse oasis secreto. Um lugar lindo, verde, cheio de vida, agua limpa, tudo cresce e floresce nele. Diferente de TODO o resto do mundo q esta podre, arido e morto…

    A razao desse oasis existir, eh por causa de um homem-arvore, q
    na verdade eh um humano mutato… Enfim, a presença deste mutante q faz tudo florescer, ele ja esta a 20 anos enraisado no mesmo lugar, distorcido em forma de arvore, e isso eh horrivel para ele claro! Sem se mexer, e com dores incriveis!

    Ele pede para vc matar ele…. Em contra partida, o Druida chefe quer manter em segredo o oasis q esta crescendo lentamente, ele teme q se descobrirem, as pessoas viram loucas atraz desta benção, e a disputa e ocupação acabara a destruindo…Entao pede q vc injete um liquido q fara o oasis parar de crescer… Mantendo o mutante vivo mesmo assim…

    E a esposa do druida pensa o exato oposto, q esta benção deve ser compartilhada por todos, e pede para vc injetar um liquido q fara o oasis evoluir 10vezes mais rapido! E em questao de decadas e nao seculos, toda a regiao estara viva novamente! E eo mutante continua vivo!

    Todos tem razão… E tudo eh BOM e tudo tem um ALTO custo… Achei o melhor exemplo q poderia dar para esta questao!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: